quinta-feira, 17 de outubro de 2013

08 DIAS PARA O FINAL DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES!

Queridos bodes,

   Estamos a oito dias da data final para inscrição do registro de sua performance no III Circuito Regional de Performance BodeArte (Corpos Ausentes). As inscrições serão encerradas no dia 25 de outubro, e você não precisa deixar para última hora, o procedimento é simples e rápido, e você pode ver como baixar a ficha de inscrição no final dessa postagem.

   Diante da incapacidade financeira de produzir o III Circuito BodeArte presencialmente, e em face das constantes negativas de financiamento, e mesmo interesse, público e privado para a realização de um festival de performance aqui no Rio Grande do Norte, nós do Coletivo ES3 nos propusemos a transformar e produzir essa ausência da situação que vivemos. Apenas uma dentre tantas, reais e simbólicas.

   O modo escolhido foi aquele através do qual o BodeArte construiu sua trajetória nas suas duas edições anteriores: através da coletividade dos performers brasileiros em cooperação e colaboração para o reconhecimento político de seu campo de criação, prática e pesquisa.

    Queridos bodes, não se enganem, embora já tenhamos ouvido por alguns canais que parece “pobre coitadismo”, ou mesmo “síndrome de vira latismo”, essa batalha pela performance, o fato é que nesse Brasil de gigantes proporções geográficas existem muitos contextos onde se cria performance arte, e em muitos deles o conflito por reconhecimento dessa linguagem artística, tão primário para alguns, ainda é uma luta viva e cotidiana para outros.

    Resistir a ausência que querem nos imputar, e as ausências com as quais temos que performar, é um esforço de performance que esse BodeArte desenha enquanto proposta dentro de uma paisagem onde não deveria, pois não oferece condições, financeiras e de diálogo, para tanto. Essa é a performance que lhe propomos, uma performance que no nosso contexto, aqui à nordeste do nordeste, chamamos de bode: que se alimenta e se nutre do que não seria possível, que resiste a sede e convive com os contextos que secam a vida.

     A terceira edição do Circuito BodeArte, traz para discussão os “corpos ausentes” da performance arte no Brasil, sua situação ainda sem reconhecimento como prática artística em muitos contextos, e sua pormenorização como campo com crescente quantitativo de produção em diferentes territórios brasileiros. Visibilidade através da ausência, coletividade na precariedade, e viver juntos em tempos de solidão, são poéticas que vivem no semblante dessa edição do Circuito.

   O propósito conceitual do evento é ousado em diversas esferas. Em primeiro lugar cria um espaço de visibilidade para a performance arte brasileira a partir do reconhecimento de sua ausência (enquanto presença do corpo vivo atuante no espaço em tempo real).

    Em segundo lugar, investe na ausência de performance arte (do corpo presente) como ação de performance, através da colaboração política e coletiva entre os performers participantes.

   Por último, mas não menos importante, instaura um processo coletivo e horizontal de reconhecimento de cenários de criação em performance arte no Brasil, permitindo aos artistas um reconhecimento da própria área de criação em escala nacional, e criando para o público um ponto de visibilidade da produção de performance na contemporaneidade brasileira.

   Por isso, convidamos você a enviar sua inscrição nessa reta final do período de inscrições, para que, junto a nós do Coletivo ES3 e todos os performers e grupos já inscritos, possamos discutir e cria esse ponto de visibilidade para a performance, essa arte-vida que apesar dos chamados e tentativas de acomodar nunca “vai por ali”, mas cria outros caminhos e possibilidades de ser, mesmo onde não há condições, investimentos, reconhecimento, ou companhia, para ser.

Venha para o BodeArte, o levante das ausências em performance no Brasil já começou!

Compartilhem e convoquem todos os bodes para inscrever-se no III Circuito Regional de Performance BodeArte (Corpos Ausentes).
Esse ano recebemos registros fotográficos de ações de performance, um por performer.
Veja abaixo uma tabela para que você se programe para participar da terceira edição do Circuito BodeArte e baixe a sua ficha de inscrição:

· Inscrições: De 02 de Agosto a 25 de Outubro.
· Fórum de Performance On-Line: De 10 de Novembro a 30 de Novembro.
· Exposição “Corpos Ausentes”: De 07 de Dezembro a 03 de Janeiro.

*Acesse o blog para ler os documentos e se inscrever:http://circuitobodearte.blogspot.com.br/p/regulamento.html

**Baixe a ficha de inscrição aqui:
https://docs.google.com/file/d/0B_XifP58wEgHLWZTX1Rva3hzX2s/edit

(Após clicar no link abrirá um documento no Google Docs, no canto superior do lado esquerdo da tela você poderá ver a aba “File”, clique nela e escolha a opção download, e pronto! A Ficha de inscrição deve ser enviada para o e-mail: circuitobodearte@gmail.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário